terça-feira, 28 de maio de 2013

22 - A MÁFIA É XIXICA

Alguns amigos pediram minha opinião sobre o “mensalão” – uma palavra bem feia para se referir a um assunto bem chato! Não dou, pela razão de que não se pode dar opinião sobre fatos explícitos, eles apenas são; em todo caso, dou-lhes bons motivos para não pedirem minha opinião.
Quando estudante de História, meu principal interesse sempre foi o período das chamadas Grandes Guerras Mundiais, digamos entre 1870 e 1954. Da rendição da França na guerra contra a Alemanha (Bismarck e tal) até o reconhecimento do Estado de Israel (1948), a ascensão de Mao Zedong quando instituiu o comunismo na China continental (1949), e a Guerra entre Estados Unidos e Coreia do Norte — que, caso alguém aí não saiba, continua empatadíssima em 0 x 0: começou em 1950 mas, em julho de 1953, os exércitos resolveram parar onde estavam e continuam lá até hoje, um olhando de binóculos pra cara do outro: daqui não saio e daqui ninguém me tira.
Li biografias de Benito Mussolini, entre outros livros sobre economia/sociologia/política da Itália. Embora feitas por simples curiosidade intelectual, sem intenção de me tornar especialista no assunto, nessas leituras aprendi o bastante para perceber, antes do final do primeiro mandato de Lula da Silva, que o aparelhamento fascista do Estado brasileiro acontecia de forma muito semelhante ao que ocorrera na Europa 80 anos antes. Entre 1922 (quando se tornou Primeiro Ministro) e 1945 (quando foi linchado em praça pública pela população revoltada) Mussolini chegou a ser um ditador com esmagadora aprovação do povo italiano. Melhorou muito a economia e as condições trabalhistas das classes operárias, tanto nas indústrias quanto na agricultura, e também investiu muito na educação e na cultura (aliás, muitíssimo mais do que estes 10 anos de governo do PT), apoiando inclusive movimentos artísticos de vanguarda, como o Futurismo. Mas, em que pesem algumas ressalvas favoráveis, foi sempre um ditador cruel e sem escrúpulos. Ôpa!, acho que criei um pleonasmo: é possível um ditador com escrúpulos?
Hitler inspirou-se (entre outras fontes deletérias) na política de Mussolini, traduzindo para o povo alemão o vocabulário carismático do outro. Stalin (que apertou a mão de Hitler com juras mútuas de amor eterno) viveu e morreu dizendo que o capitalismo não ‘tava com nada, que o lance legal era co-mu-nis-mo. Deu no que se sabe.
Pois bem, só pra resumir a ópera: somando o carisma e a esperteza de Mussolini e Hitler e Stalin, acho que não dá metade do carisma e da esperteza de Lula.
Um povo que produziu Bach, Brahms, Schönberg, Wagner, Einstein e Freud (dois deles contemporâneos de Hitler!), como pode eleger e sustentar por 15 anos um ditador como o do bigodinho ridículo?! Como é que pode ficar anos fingindo não saber que 6.000.000 de judeus e homossexuais e "outros" eram incinerados ali pertinho?!
Não só pode como pôde. Nosso PT, porém, além de um século de know-how sobre aparelhamento do Estado, e dos progressos na ciência da propaganda de massas, está no Brasil... Ora, mas é tirar doce de criança! Como? Ora, como: do mesmo jeitinho que fizeram Mussolini e Hitler e Stalin, só que com o maior superstar fascista da História e com um povinho que dá tanto mais pena quanto mais se entende a tremenda sacanagem que o rebanho vê e responde com mugidos de aprovação.
Alguém aí já viu um comunismo capitalista? Se eu perguntasse isso no tempo de Gramsci, seria olhado como se olha um imbecil. Pois os chineses inventaram um, e parece que estão se dando muito bem. E já viram um fascismo à brasileira? Não?! Pois estamos vivendo um, ora bolas! E façam o favor de não me olhar como um imbecil: o tempo ensina.
Como é um fascismo à moda caipira? É assim, ó: (1º) faz o lucro dos bancos crescerem a alturas jamais vistas no mundo em nenhuma época; (2º) distribui nosso dinheirinho às grandes empresas, com juros de mãe, em fabulosos empréstimos a fundo perdido; (2º) asfixia mais ainda as classes médias com impostos e juros para financiar as nunca vistas mordomias dos juízes, políticos e apadrinhados políticos, e para comprar deputados suficientes e aprovar todos os decretos reais (hoje chamados “medidas provisórias”), avalizar qualquer PAC (ou seja, qualquer coisa que a rainha inventar), pagar Bolsa Família, BNDES, ONGs, Bolsa Presidiário, Conselhos de Estatais, Mensalões...; (3º) nomeia muitos juízes para o Supremo Tribunal Federal, para ter bons companheiros em lugares estratégicos; (4º) faz cota preto, cota índio, cota pobre, cota viado, cota sem-teto, cota sem-terra, cota evangélico, cota doutor honoris causa, cota tudo que faça o rebanho continuar lambendo os beiços com o capinzinho farto e os calangos gordos que Nosso Führer consegue pôr na Cesta Básica; (5º, last but not the least at all) continua enrolando tudo que diga respeito a Saúde, Educação e Segurança — quanto pior, melhor. Os médicos e professores e policiais precisam continuar sendo o braço armado dessa criptoditadura fascista vigente.
Para os eternos maledicentes não ficarem chamando os apedeutas de apedeutas, convém também fazer propaganda de algum mecenato; pega bem na mídia. Circularam, há tempos, notícias sobre o financiamento do projeto da cantora Maria Bethânia, aprovado pela lei conhecida como Rouanet, para gravar vídeos dizendo poesias de autores brasileiros (não lembro quem, mas era coisa boa, só gente que já teve várias edições encadernadas). Não há nenhuma ilegalidade nisso. Também é impossível afirmar que o dedo petista de Gilberto Gil esteja atrás dessa aprovação pelos que decidem o que deve ou não deve ser aprovado pelo Ministério da Cultura. É um ministério pobre, como se sabe, e não exige nenhum preparo cultural especial --  ou a irmã do Chico Buarque não estaria lá, posto que a grande contribuição dela à cultura nacional foi gravar um sambinha em disco de vinil nos idos da ditadura. Falo da outra, a explícita, dos militares.
Sabendo que ao PT não sobra muito dinheiro para coisas da cultura depois de pagar a quadrilha toda (e isso quer dizer gente pra caralho, pois tem petista e servo-de-petista em tudo quanto é lugar, e novos lugares se criam diariamente para alocar outros mugidos), talvez Maria Bethânia, como contribuição benemérita, apenas por amor à poesia nacional e a essa mesma pátria que já lhe rendeu muito sucesso/reconhecimento/grana, pudesse fazê-lo por 10% dos R$1.700.000,00 que ia receber – até porque não haverá muitos (imagino eu) que tenham saco pra ficar vendo vídeos da Maria Bethânia recitando poemas, de modo que a relação custo/benefício deve ser muito baixa, não é mesmo? Na suposição de que ela esteja em condição financeira bastante boa para dedicar, digamos, um dia mensal de seu trabalho a esse projeto das poesias, proponho que ela cobre pelos tais vídeos só o dobro da quantia que ganhou quando foi lançada no mercado para substituir Nara Leão no histórico show Opinião – e garanto que esse espetáculo mudou mais o Brasil em seis meses do que todas as suas leituras poéticas mudariam em mil anos.
O Partido Nacional Socialista (vulgo partido nazista) ficou 12 anos no poder; os Camici Nieri (vulgo fachistas) ficaram 22; o PC chinês tomou o poder há 62 anos; o PC da Rússia já está lá há mais de 90 anos. Por baixo, por baixo, quanto tempo vocês calculam que o PT vai ficar no poder? Hem?! Bem: não que isso me diga respeito, porque eu dificilmente estarei vivo pra ver a queda de Mahagonny (vide Bertolt Brecht). E não que eu me importe, porque só ver a cara do Lula pedindo desculpas por algo que ele jura não ter feito... ah, isso é bão demais da conta. Minha mãe, em situação parecida, me diria o seguinte:
-- Claro que acredito em sua palavra. Mas, por via das dúvidas e dessa sua cara muito suspeita, leva uma boa sova pra garantir o juramento.
Além de tudo, eu ajudei o PT antes de existir o PT; eu perdi um ótimo emprego (como diretor de uma rádio) por defender à intransigência a igualdade do PT no noticiário da emissora; eu votei no PT durante mais de duas décadas (até a primeira eleição do Lula). Nestas alturas, pedir opinião sobre qualquer coisa a um completo imbecil como eu é no mínimo uma perda de tempo. Peçam pro Zé Dirceu.
Heil, Lula!!!     

                                                                P.S.: Mamãe sabia, eu menti.




Nenhum comentário: